cab01.png

Novas Alternativas para o Desenvolvimento Sustentável

ATIVIDADES

Histórico de Atividades:

 

  • Desertificação: A FGEB, em parceria com outras entidades, é pioneira no tratamento desta temática no Brasil, atuando na organização dos principais eventos e projetos e na proposição de estratégias para seu combate:
    1992: Conferência Internacional sobre Impactos de Variações Climáticas e o Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semi-Áridas - ICID.
    1993: Plano Nacional de Combate à Desertificação - PNCD.
    1994: Conferência Nacional e Seminário Latino-americano sobre a Desertificação - CONSLAD.
cacto.jpg
  • Criança em Risco: A FGEB acredita que é impossível promover um desenvolvimento sustentável sem a promoção de uma política de atenção à criança pequena, pois, do contrário, os problemas se reproduziriam indefinidamente com crianças maiores.

    1990. Seminário “Infância e Desenvolvimento”, sobre o tema da Criança Pequena (de 0 a 06 anos).

 

  • Seminário Sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Sustentável:

​​​​​​​

  • 1998: A reforma agrária é considerado um dos instrumento de democratização da riqueza mais eficazes. O Seminário Sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Sustentável, organizado pela FGEB em Fortaleza, teve como objetivo atualizar a discussão sobre a reforma agrária no contexto do processo de desenvolvimento sustentável e oferecer sugestões concretas para aumentar a sua eficiência, eficácia, velocidade e abrangência.

​​​​​​​

  • Financiamento do Terceiro Setor: Estudos sobre filantropia empresarial e individual.

    FGEB, UNICEF e Banco Mundial: Pesquisas e desenvolvimento de um modelo preliminar de análise econômica financeira do “mercado da filantropia”.
  • Estudo de Maximização de Benefícios Sociais para o Projeto da Transposição do Rio São Francisco:

    2002: Desenho e negociação, junto ao Ministério da Integração Nacional, de proposta de estudo, visando orientar a ampliação dos impactos sociais positivos de uma eventual transposição do Rio São Francisco.
  • Estudo Sobre a Situação da Agricultura Familiar no Semi-Árido (FGEB/Oxfam)

    2002: O estudo serviu para orientar a Oxfam em debate com entidades parceiras e para subsidiar na definição de seu “Programa de Comércio Justo” (contribuir para o desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições no comércio e garantindo os direitos dos produtores e trabalhadores marginalizados).