cab01.png

Novas Alternativas para o Desenvolvimento Sustentável

PROGRAMAS E PROJETOS

A busca da Sustentabilidade, em todas suas dimensões, é a razão de ser da FGEB, com vistas à concretização do ideal de justiça e dignidade de vida para todos, no marco de sociedades democráticas e do Estado de Direito. Desta forma todas as iniciativas e atividades se justificam
pela aderência a este propósito. Da mesma forma que hoje muito se propala, a sustentabilidade econômica e/ou financeira de uma ação, de uma política ou projeto para a FGEB, somente pode ser alcançada quando se consegue, simultaneamente, o equilíbrio com as dimensões social e ambiental de qualquer iniciativa. Não pode haver sustentabilidade sem equilíbrio ambiental e sem justiça e equidade social.

 

Os Programas e Projetos listados e brevemente descritos na sequência, além de meritórios em si mesmo, são laboratórios sociais onde se busca, além de gerar benefícios para grupos mais vulneráveis, identificar e sistematizar novos modos de vida sustentáveis. As nossas áreas programáticas se entrelaçam por desafios e práticas comuns às iniciativas, mas que para facilitar a gestão e obtenção de resultados, são apresentadas como projetos, campanhas e programas: cidadania, fortalecimento de capacidades e superação da pobreza como vetores da sustentabilidade.

1. Programa de Cooperação Ténica e suporte às OSC e iniciativas de Combate à Pobreza
 

Na cooperação técnica e suporte às OSCs de combate à pobreza, especialmente aquelas ligadas à economia solidária e à Pastoral da Criança (criança 0-6 anos), a FGEB contribui com a sistematização e análise de modelos inovadores nestas áreas. Além da assessoria direta à Coordenação Nacional da Pastoral da Criança na elaboração de propostas para melhoria do sistema de controle social e de acompanhamento, a FGEB apoia o programa Vencer Juntos em seu processo de autonomização e já realizou o mapeamento de fundos solidários nos 9 estados do NE.

 

2. Programa para o fortalecimento da cidadania, da sociedade civil e de suas organizações
 

No fortalecimento da Sociedade Civil e suas organizações, busca-se novos alinhamentos e a valorização de alianças de OSCs e Movimentos Sociais frente aos desafios da sustentabilidade, equidade e da democracia participativa. A FGEB é membro da coordenação da Plataforma do Marco Regulatório das OSCs e, em 2014, atuou como secretaria executiva do Coletivo Inter-Religioso para a Relação Estado e Sociedade, atuou ainda na busca de uma nova arquitetura de apoio para as OSCs, trabalhando atualmente na elaboração dos instrumentos jurídicos para o aprimoramento e superação de lacunas do Marco Regulatório.

3. Programa de Sustentabilidade socioambiental e os desafios de mudanças de clima e combate à desertificação

 

Para ampliar diálogos e oportunidades para a sustentabilidade do desenvolvimento humano e convivência digna com o Semi-árido e outros territórios, busca-se influenciar as políticas de mudanças de clima, de combate à desertificação e de gestão ambiental, inclusive mediante disseminação de conhecimentos e acompanhamento de acordos internacionais e legislação.
Em sequência ao envolvimento na realização da Cúpula dos Povos na Rio+20, como Secretaria Executiva do FBOMS, um dos desafios é influenciar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.